Dandie Dinmont Terrier

 O Dandie Dinmont Terrier foi criado para ir para a clandestinidade. Um terrier de trabalho, é longo e baixo com uma cabeça grande e distinta. O Dandie também tem uma expressão suave e sábia e um corpo robusto e flexível.


Características físicas

A pelagem característica do Dandie é parcialmente composta por pelos macios e duros de duas polegadas de comprimento (cerca de um terço de pelos macios e dois terços de pelos duros). Sua cabeça, por sua vez, é grande e coberta por cabelos macios e sedosos. As borlas sedosas nas pontas das orelhas realçam a aparência do cão, e o topete dá ao cão uma expressão digna, determinada, sábia e suave.


O Dandie não é como o terrier típico, pois tem uma série de curvas, terminando em uma cauda moderadamente longa em forma de cimitarra. Construído para perseguir presas difíceis, o comprimento do cão é o dobro de sua altura e suas patas dianteiras são mais curtas que as patas traseiras, proporcionando uma marcha fácil e livre.


Personalidade e Temperamento

Pessoas de todas as faixas etárias vão adorar este companheiro leal. No entanto, deve ser exercitado todos os dias para que não fique frustrado. Esta raça independente e inteligente tende a ser tímida com estranhos, mas agressiva com cães desconhecidos. Alguns também cavam.


Não considere um Dandie Dinmont um cachorro chique e "dandificado". É barulhento, adora dar cambalhotas e está sempre pronto para caçar. Apesar disso, o cão é um animal de estimação muito decente e afetuoso, mas não amoroso.


Cuidado

A pelagem do cachorro precisa ser penteada duas vezes por semana, além de modelar e aparar regularmente. Para cães de exibição, é necessária modelagem contínua. Mas cortar e descascar apenas quatro vezes por ano é suficiente para animais de estimação Dandie Dinmonts.


O Dandie adora explorar e caçar, então certifique-se de fazer isso em uma área segura. Para permanecer em forma, o Dandie deve ser percorrido regularmente. Além disso, os dândis devem poder dormir dentro de casa, mas podem ser mantidos ao ar livre durante o dia.


Saúde

O Dandie Dinmont, que tem uma expectativa de vida média de 11 a 13 anos, pode sofrer de infecções por ácaros cheyletiella ou problemas de saúde menores, como doença do disco intervertebral e glaucoma. Testes oculares são sugeridos para este cão.


História e antecedentes

Embora a aparência incomum do Dandie Dinmont Terrier o faça parecer diferente, ele tem a mesma ascendência de outros terriers. O primeiro Dandie apareceu no século 18 perto da fronteira da Inglaterra e Escócia. Aqui, ciganos e fazendeiros possuíam esses cães terrier e os usavam para matar texugos, lontras e raposas e para puxar., sofrendo de febre canina 


Houve um tempo em que eles também eram conhecidos como Hindlee, Catcleugh e Pepper and Mustard terriers. James Davidson possuía a maioria dos cães de renome e nomeou quase todos eles como Mostarda ou Pimenta, com alguns adjetivos adequados.


Alguns veem o personagem de Dandie Dinmont e os cachorros no romance de Sir Walter Scott de 1814, Guy Mannering , como sendo modelado a partir de James e seus cachorros. Na verdade, uma carta de James Davidson afirmava que todos os dândis vinham de Tarr e Pepper, dois de seus próprios cachorros.


O grupo geral de Scotch Terriers que cobria muitos terriers de pernas curtas, também incluía o Dandie. Em 1873, no entanto, o Dandie foi reconhecido como uma raça separada.


De acordo com um velho ditado escocês, "Um Dandie olha para você como se tivesse esquecido mais do que você jamais soube." Embora continue sendo um dos terriers menos conhecidos hoje, ainda é moderadamente popular entre os criadores de cães.

Comentários

Postagens mais visitadas