Comparando medicamentos para diabetes: Januvia vs. Victoza
Estudo mostra que pacientes obtêm melhor controle de açúcar no sangue com Victoza
Por Salynn Boyles
Revisado clinicamente por Laura J. Martin, MD em 22 de abril de 2010
DOS ARQUIVOS WEBMD
22 de abril de 2010 - Pacientes com diabetes tipo 2 que tomaram o novo medicamento injetável Victoza, uma vez ao dia, alcançaram melhor controle de açúcar no sangue e perderam mais peso do que pacientes que tomaram o medicamento oral amplamente prescrito Januvia , mostra um estudo.
O estudo é o primeiro a comparar duas classes de medicamentos para diabetes que têm como alvo os hormônios reguladores da insulina no intestino, conhecidos como incretinas, dizem os pesquisadores.
Os medicamentos à base de incretinas são mais frequentemente prescritos para pacientes que não atingem os níveis alvo de açúcar no sangue com o medicamento metformina ou outros agentes orais para diabetes .
Introduzido no início deste ano, o Victoza é um dos dois medicamentos aprovados pela FDA que imitam a atividade do hormônio incretina natural GLP-1. A outra é a droga injetada duas vezes ao dia Byetta .
Januvia funciona bloqueando o DDP-4, uma enzima chave que decompõe o GLP-1.
Ambas as classes de medicamentos aumentam a secreção de insulina e diminuem a secreção do hormônio glucagon, que aumenta o açúcar no sangue.
Estudo de comparação
No novo estudo, publicado em 24 de abril no The Lancet , 665 pacientes com diabetes tipo 2 que não conseguiram atingir os níveis alvo de açúcar no sangue apenas com metformina foram tratados com injeções diárias de Victoza, em doses de 1,2 miligramas ou 1,8 miligramas, ou 100 miligramas de Januvia, tomado por via oral uma vez ao dia.
Ao longo de 26 semanas de tratamento, os pacientes com a dosagem mais alta do medicamento injetado alcançaram o melhor controle de açúcar no sangue e a maior perda de peso.
Um foco principal do estudo foi quão bem os dois medicamentos reduziram a A1c, que mede o controle do açúcar no sangue ao longo do tempo.
Quase o dobro de pacientes que tomaram Victoza atingiu um nível alvo de A1c de menos de 7%, de acordo com o pesquisador do estudo Richard Pratley, MD, da Faculdade de Medicina da Universidade de Vermont.
O estudo foi financiado pelo fabricante Victoza Novo Nordisk, que também participou do desenho do estudo, coleta de dados e análise de dados. Pratley também reconheceu ter recebido honorários de consultoria tanto da Novo Nordisk quanto da Merck & Co., que faz a Januvia.
Enquanto alguns pacientes em todos os três grupos de tratamento perderam peso, a perda geral de peso foi de cerca de 5 quilos a mais naqueles tratados com a dose mais alta de Victoza do que naqueles tratados com Januvia, diz Pratley.
Ao longo de 26 semanas, os pacientes tratados com 1,8 miligramas de Victoza perderam, em média, 7 1/2 libras, em comparação com 2 libras com Januvia.
Mas os pacientes tratados com Victoza também experimentaram mais náusea, com 27% e 21%, respectivamente, nos grupos de 1,8 miligrama e 1,2 miligrama relatando o efeito colateral, em comparação com 5% daqueles que tomaram Januvia.
Avaliação das opções de tratamento
Pratley diz que o estudo mostra claramente a superioridade do Victoza em pacientes que precisam de redução agressiva do açúcar no sangue e desejam perda de peso.
"Mas isso não significa que seja necessariamente a melhor opção para todos", diz ele. "Alguns pacientes não precisam de tanta redução de glicose quanto outros e alguns preferem uma medicação oral".
O porta-voz da Merck, Lee Davies, disse ao WebMD que muitos pacientes preferem o Januvia porque é tomado por via oral e é menos provável que cause náuseas do que as terapias direcionadas ao GLP-1.
Ele ressalta que mais de 21 milhões de prescrições para o medicamento oral foram feitas apenas nos EUA desde que foi aprovado há três anos e meio.
"Há um histórico de experiência com o Januvia que ainda não foi demonstrado com o Victoza, que acabou de ser aprovado", diz.
O especialista em diabetes Richard M. Bergenstal, MD, concorda que nenhum medicamento é o melhor para todos os pacientes. Ele diz que os pacientes que precisam de mais do que a metformina sozinha agora têm muitas opções.
Bergenstal é diretor executivo do International Diabetes Center-Park Nicollet em Minneapolis e é presidente de medicina e ciência da American Diabetes Association., ao comprar anfetamina
Ele diz que tanto o Victoza quanto o Januvia são boas opções para pacientes preocupados com ganho de peso ou baixo nível de açúcar no sangue , que são efeitos colaterais comuns com medicamentos mais antigos para diabetes, como sulfonilureias.
Mas a insulina e a sulfonilureia podem ser melhores opções para pacientes cuja principal preocupação é o custo porque são muito mais baratas do que as terapias baseadas em incretinas, diz ele.
"Todos os medicamentos para diabetes têm seus prós e contras, e certamente nenhum medicamento é a melhor escolha para cada paciente", acrescenta.
Comentários
Postar um comentário