Testar mais cedo para a síndrome de Down ajuda

 


Estudo: 1º Trimestre bate 2º Trimestre; Teste de combinação também é bom, de como usar misoprostol



Por Miranda Hitty

Revisado por Louise Chang, MD em 09 de novembro de 2005

DOS ARQUIVOS WEBMD

9 de novembro de 2005 -- Nova pesquisa mostra que o primeiro trimestre da gravidez pode ser o melhor momento para rastrear a síndrome de Down.


Isso é comparado com os testes no segundo trimestre que foram realizados entre 15 e 18 semanas. Os tipos de testes diferiram entre os dois trimestres. Nenhum envolveu amniocentese , um teste mais invasivo que coleta amostras de fluido do útero.


Combinar resultados de testes feitos em cada trimestre também funciona bem, relatam pesquisadores no The New England Journal of Medicine .


Sobre a Síndrome de Down

O Instituto Nacional de Saúde Infantil & Desenvolvimento Humano fornece estas informações básicas sobre a síndrome de Down:


A causa genética mais frequente de retardo mental leve a moderado e problemas médicos associados

Ocorre em 1 em cada 800 nascidos vivos, em todas as raças e grupos econômicos

Um distúrbio cromossômico que na maioria dos casos é devido a uma terceira cópia adicional do cromossomo 21, ou " trissomia 21"

Mais provável em bebês nascidos de mulheres mais velhas

Quando testar

O novo estudo foi feito por médicos, incluindo Fergal Malone, MD, da Columbia University College of Physicians and Surgeons de Nova York.


A equipe de Malone acompanhou mais de 38.000 mulheres que foram rastreadas no primeiro trimestre de gravidez. Os testes cobriram várias pistas sobre a probabilidade do bebê ter síndrome de Down.


Cada mulher carregava apenas um bebê. A idade materna foi considerada. Um total de 117 mulheres foram encontradas carregando um feto com síndrome de Down.


Os pesquisadores também testaram a maioria das mulheres durante o segundo trimestre de gravidez.


O teste às 11 semanas de gestação foi melhor do que a triagem no segundo trimestre, escrevem os pesquisadores. No entanto, os testes feitos mais tarde em 13 semanas tiveram resultados semelhantes aos da triagem do segundo trimestre.



Testes de combinação

Testes durante o primeiro e segundo trimestres também funcionaram bem na detecção da síndrome de Down, observam os pesquisadores.


Eles chamam a triagem do primeiro trimestre de "altamente eficaz".


No entanto, eles acrescentam que a combinação de medições de testes de primeiro e segundo trimestre produziu taxas de detecção mais altas e taxas mais baixas de falsos positivos.


Claro, o teste de combinação significava esperar mais pelos resultados.


Opções para pacientes

Mulheres e médicos podem querer avaliar a possibilidade de diagnóstico precoce com taxas mais baixas de falso-positivos e maior detecção de testes combinados, escrevem Malone e colegas.



Eles observam que o teste do segundo trimestre tem sido o padrão atual de atendimento.


A triagem no primeiro trimestre é "prática" e "claramente superior à triagem no segundo trimestre", escreve Joe Leigh Simpson, MD, em um editorial de jornal.


Simpson faz parte da equipe do departamento de obstetrícia e ginecologia do Baylor College of Medicine. Ele também trabalha no departamento de genética molecular e humana de Baylor.


"As mulheres grávidas agora esperam a opção de triagem no primeiro trimestre", escreve Simpson. "Se não estiver disponível, é prudente permitir que um paciente o procure em outro lugar."

Comentários

Postagens mais visitadas