Grávida? Você precisa de um teste de toxoplasmose
Infecção grave para bebês, mas as mães geralmente não apresentam sintomas, ao conferir preço do cytotec
Por Jeanie Lerche Davis
Revisado por Brunilda Nazario, MD em 08 de fevereiro de 2005
DOS ARQUIVOS WEBMD
8 de fevereiro de 2005 - Todas as mulheres grávidas e recém-nascidos devem ser rastreados para uma infecção grave chamada toxoplasmose, diz um grupo de pesquisadores.
Eles dizem que a maioria das mulheres com a infecção não apresenta sintomas. Muitos não percebem que foram expostos a um parasita que pode causar sérios riscos à saúde ou a morte do bebê.
A toxoplasmose se desenvolve quando uma mulher grávida é exposta ao parasita Toxoplasmosis gondii em lixo de gato, carne mal cozida ou solo de jardim, escreve o pesquisador principal Kenneth M. Boyer, MD, do Rush University Medical Center, em Chicago.
Uma mulher grávida tem cerca de 40% de chance de passar a infecção para o feto, de acordo com o March of Dimes. Apenas cerca de 10% das crianças com infecções graves apresentam sinais de toxoplasmose ao nascimento. Muitos bebês infectados podem não apresentar sinais até meses ou anos depois.
O estudo de Boyer aparece na edição de fevereiro do The American Journal of Obstetrics and Gynecology .
A toxoplasmose é devastadora para as famílias. A maioria dos bebês infectados não tem deformidades ao nascer, mas sem tratamento, a maioria desenvolverá sérios danos oculares e cerebrais e morrerá de infecção maciça até o final da adolescência, escreve ele.
"Temos medicamentos que podem ajudar se pegarmos a infecção e melhorar os resultados se detectarmos a infecção precocemente", diz a co-pesquisadora Rima McLeod, MD, professora de oftalmologia e diretora médica do Centro de Toxoplasmose da Universidade de Chicago, em um estudo comunicado de imprensa.
Você é portador de toxoplasmose?
O CDC relata que mais de 60 milhões de pessoas nos EUA provavelmente carregam o parasita T. gondii, mas poucos apresentam sintomas. O sistema imunológico geralmente evita que o parasita cause doenças. No entanto, se a infecção for adquirida pela primeira vez durante a gravidez, pode causar doenças incapacitantes no recém-nascido ou mais tarde na vida.
Em seu estudo, os pesquisadores entrevistaram as mães de 131 bebês com toxoplasmose. Eles perguntaram sobre a exposição das mães a carnes mal cozidas, areia para gatos, ovos crus e muito mais.
Eles também perguntaram às mães sobre sintomas de infecção, como sintomas semelhantes aos da gripe, que incluem dores de cabeça, suores noturnos , febre, dores musculares e linfonodos inchados.
Em seu estudo, apenas 8% das mães foram testadas para toxoplasmose durante a gravidez, observa Boyer.
Os pesquisadores descobriram que 75% das mulheres que deram à luz a um bebê com toxoplasmose poderiam se lembrar de uma exposição concebível. Apenas 39% poderiam recordar especificamente a exposição a areia de gato, enquanto 25% não conseguiam recordar qualquer possível exposição a areia de gato ou carnes cruas.
Os pesquisadores também dizem que 48% relataram sintomas que podem ter incluído a toxoplasmose como causa durante a gravidez.
Eles pedem mais educação das gestantes sobre toxoplasmose. Os médicos devem observar cuidadosamente os sintomas. As mães devem fazer exames de sangue com a primeira consulta pré-natal no primeiro trimestre e mensalmente depois. Os recém-nascidos também devem ser testados, escreve Boyer.
De acordo com o March of Dimes, as mulheres grávidas podem tomar medidas para reduzir as chances de serem infectadas:
Não coma carnes cruas ou mal cozidas.
Lave as mãos após manusear carnes cruas.
Não esvazie ou limpe a caixa de areia do gato - peça para outra pessoa fazer isso.
Mantenha os gatos dentro de casa para evitar que sejam expostos.
Use luvas ao jardinagem para evitar o contato com o solo que pode estar infectado.
MOSTRAR FONTES
Compartilhar
Comentários
Postar um comentário