Quantas crianças com deficiência devem ser incluídas no programa?
Não existe um número “mágico”. O importante é como e quão bem cada criança é incluída. O número de crianças com deficiência em um programa deve refletir um equilíbrio entre os recursos do programa e as necessidades de cada criança individualmente. Os prestadores de cuidados infantis devem combinar o que o seu programa tem a oferecer com o que cada criança e família precisa e deseja. De qualquer forma, a inclusão é mais do que números – é a convicção de que todas as crianças devem ser incluídas, ao comprar misoprostol no Paraguai .
Qual é o papel dos pais e da família?
Se a inclusão vai funcionar, os pais também devem ser incluídos. Os pais entendem os pontos fortes, as necessidades e os interesses de seus filhos. Colaborar com os pais significa pedir contribuições e sugestões, compartilhar conhecimentos, comunicar-se regularmente e construir uma parceria forte o suficiente para apoiar o entusiasmo e os desafios do cuidado infantil.
Que dúvidas e preocupações os pais têm sobre a inclusão?
Todos os pais têm dúvidas e preocupações semelhantes sobre cuidados infantis. Algumas perguntas comuns são: As necessidades específicas do meu filho serão atendidas? Meu filho participará plenamente das atividades diárias do programa? Outra criança vai tirar um tempo do meu filho? e Meu filho começará a agir como a criança com deficiência? Como os pais muitas vezes refletem as atitudes de um provedor, o entusiasmo e o compromisso de um provedor de cuidados infantis com a inclusão podem ajudar a tranquilizar os pais.
Quais são alguns dos benefícios para as crianças em um programa inclusivo?
Os programas para a primeira infância proporcionam um ambiente lúdico e natural para que todas as crianças cresçam e se desenvolvam. A oportunidade de as crianças com deficiência participarem dessas experiências com outras crianças pequenas tem grande valor. As crianças tornam-se conscientes das diferenças e semelhanças entre elas e os seus pares. À medida que jogam juntos, eles desenvolvem a sensação de que todos, independentemente da capacidade ou deficiência, têm uma contribuição importante. Além disso, as crianças se beneficiam de um ambiente onde a ênfase é colocada em ser sensível às forças e necessidades individuais.
A família de uma criança com deficiência deve pagar mais?
Não. Na maioria dos casos, incluir crianças com deficiência não requer mais recursos do programa do que incluir outras crianças no programa. Mesmo quando as crianças precisam de acomodações, os programas podem não cobrar mais da família, mas podem optar por distribuir o custo (se houver) igualmente entre todas as famílias inscritas. Trabalhar em estreita colaboração com as famílias ajudará os provedores a fazer acomodações financeiramente razoáveis para incluir cada criança. Acomodações que representam um tremendo fardo financeiro não são necessárias. As despesas podem ser compensadas por outras agências.
Como vou saber que está funcionando?
Há muitas maneiras de medir o sucesso: ouvir outros pais interessados no programa; obter feedback positivo das famílias e outros profissionais da comunidade; ver entusiasmo e novas habilidades nos funcionários e voluntários; percebendo melhora na própria capacidade de responder às diferenças individuais das crianças. Estas são indicações muito importantes de um programa de qualidade. Talvez a medida mais importante seja observar o impacto nas crianças individualmente. Quando as crianças têm a oportunidade de crescer e se desenvolver em seu próprio ritmo... quando cada criança é incluída em rotinas e experiências lúdicas adequadas aos interesses e habilidades da criança... quando cada criança é tratada com respeito... está funcionando!
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