Perguntas frequentes sobre bancos de sangue do cordão umbilical

Se você está pensando em salvar o sangue do cordão umbilical do bebê, pode encontrar-se em sua barriga (grávida) em perguntas - para começar: o que diabos é o banco de sangue do cordão umbilical? Aqui estão suas 12 principais perguntas respondidas.

1. O que é sangue do cordão umbilical?
O sangue do cordão umbilical , ou sangue placentário, é o sangue deixado para trás no cordão umbilical do bebê após o corte. Esse sangue contém muitos tipos de células-tronco, incluindo células-tronco hematopoiéticas - com capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de sangue e células do sistema imunológico.

Essas células existem principalmente na medula óssea e no sangue do cordão umbilical (embora algumas também possam ser encontradas no sangue periférico) e podem ser transplantadas para tratar pacientes com doenças do sangue, imunodeficiências e outras doenças. Como todas as células do seu bebê, as células-tronco do cordão umbilical são geneticamente únicas para cada pessoa e geneticamente semelhantes às células-tronco dos membros da família. Ao contrário da medula óssea, as células do sangue do cordão umbilical podem ser facilmente coletadas e congeladas para uso posterior. Mas você pode obtê-los em apenas um ponto da vida: imediatamente após o nascimento.

Quer saber se o banco de sangue do cordão é adequado para você? Participe desta pesquisa criada em parceria com a Americord .

2. Quais doenças são tratadas atualmente pelas células-tronco do sangue do cordão umbilical?
As células-tronco no sangue do cordão umbilical são consideradas um tratamento padrão para uma variedade de doenças, incluindo leucemias (câncer do sistema imunológico do sangue), câncer da medula óssea, linfomas e neuroblastoma; anormalidades herdadas de glóbulos vermelhos, como doença falciforme e outras anemias; Doença de Gaucher, síndrome de Hunter e síndrome de Hurler; e distúrbios hereditários do sistema imunológico e das células imunes. As células-tronco do cordão umbilical também estão sendo investigadas como tratamentos para muitas outras condições e doenças, incluindo diabetes, paralisia cerebral , autismo , doença de Crohn e certos defeitos cardíacos presentes no nascimento, embora atualmente não sejam um tratamento padrão.

Mais sobre o banco de sangue do cordão umbilical

O que é um banco de sangue do cordão umbilical?

Banca de sangue público versus privada: qual é o melhor para sua família?

Conversando com seu médico sobre o banco de sangue do cordão umbilical
3. Quando e como é coletado o sangue do cordão umbilical?
O sangue do cordão umbilical é colhido de forma rápida e indolor apenas alguns minutos após o nascimento - depois que o cordão é preso nos dois lados e cortado (antes ou depois da entrega da placenta ). O sangue é geralmente retirado puxando-o do cordão umbilical com uma agulha e deixando-o coletar e drenar em uma "bolsa de gravidade". Mas o sangue do cordão umbilical também pode ser retirado com uma agulha e seringa, o que é mais rápido.

4. Por quanto tempo o sangue do cordão umbilical pode ser armazenado antes de expirar?
Sabe-se que as células-tronco do cordão umbilical permaneceram viáveis ​​- e, de fato, nas mesmas condições do dia em que foram congeladas - após mais de 20 anos de armazenamento. É por isso que os cientistas dizem que, com métodos adequados de congelamento e armazenamento em nitrogênio líquido, pode ser possível preservar as células por muitas décadas ou, talvez, indefinidamente.

5. Qual é a probabilidade de meu filho precisar de seu próprio sangue do cordão umbilical?
As chances de uma criança precisar de seu próprio sangue (ou autólogo) para tratar uma condição médica ainda não são claras. A maioria dos distúrbios e doenças que podem ser tratados com células-tronco do cordão umbilical não responde quando o tratamento é constituído pelas células-tronco da própria pessoa, mas exige que os de um doador compatível, como um irmão, sejam eficazes. Por outro lado, a maioria das terapias emergentes que ainda estão sendo estudadas e comprovadas utiliza células-tronco da própria criança.

A probabilidade de o seu filho precisar de sangue do cordão umbilical de outro doador também é variável. Isso ocorre porque muitas doenças, como certos tipos de câncer, são causadas por fatores desconhecidos, por isso é difícil prever a probabilidade de que um transplante de células-tronco seja um remédio ou cura bem-sucedida para essas doenças. Há evidências precoces, no entanto, de que os transplantes de células-tronco do cordão umbilical de doadores relacionados (vs. não relacionados) podem fornecer melhores resultados clínicos para os pacientes.

A ciência ainda está bastante evoluindo. A Academia Americana de Pediatria (AAP) diz que não há estimativas precisas da probabilidade de as crianças necessitarem de suas próprias células sanguíneas do cordão umbilical, acrescentando que ela pode variar de 1 em 1.000 a 1 em 200.000. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) concorda, caracterizando as chances como remotas. A ACOG recomenda que os médicos forneçam informações equilibradas às pacientes grávidas, apresentando as vantagens e desvantagens da doação pública e do armazenamento privado de sangue do cordão umbilical.

6. Quais são minhas opções para salvar o sangue do cordão umbilical do meu bebê?
Atualmente, as famílias têm duas opções - doação pública e banco privado de sangue do cordão umbilical .

No banco público de sangue do cordão umbilical, o sangue do cordão umbilical do bebê é doado para um banco de sangue do cordão umbilical, onde é armazenado para uso por qualquer pessoa que precise dele para um transplante. Também pode ser usado para pesquisas médicas. Quando os pais doam o sangue do cordão umbilical do bebê, eles assinam todos os direitos, e o banco é o proprietário do sangue - o que significa que não há garantia de que ele estará disponível posteriormente para a família, se necessário. Doar sangue do cordão umbilical é grátis; os bancos públicos de sangue do cordão umbilical pagam pela coleta e armazenamento.

No banco privado de sangue do cordão umbilical, os pais pagam para que o sangue do cordão umbilical do bebê seja depositado para uso próprio no futuro ou para uso por um membro da família como pai ou irmão. A família "possui" o sangue do cordão umbilical e pode tomar as principais decisões sobre como ele é usado. O custo do banco privado varia dependendo do banco, mas geralmente varia de US $ 1.350 a US $ 2.500 para a coleta inicial do sangue, seguido de taxas anuais de armazenamento de US $ 100 a US $ 300 por ano.

7. O que acontecerá com o sangue do cordão umbilical do meu filho se eu doá-lo?
Depois que o sangue é coletado, ele é digitado. O sangue da mãe é testado para doenças infecciosas e o sangue do cordão umbilical é rastreado quanto a doenças hereditárias do sangue. Então, se a coleção for grande o suficiente e for considerada adequada para operação bancária, ela será congelada lentamente em um freezer com taxa controlada e armazenada em nitrogênio líquido. Às vezes, o sangue doado é rejeitado devido ao histórico médico da mãe ou da família, baixo volume e outros fatores.

8. Como posso doar sangue do cordão umbilical?
Muitos hospitais locais e os principais hospitais universitários e centros médicos aceitam doações de sangue do cordão umbilical, mas há um número limitado de bancos públicos devido aos altos custos envolvidos no armazenamento e manutenção do sangue. O alto preço também significa que os bancos públicos podem ter limites no número de doações que aceitam. Entre as semanas 28 e 34, é um bom momento para conversar com seu médico ou entrar em contato com o hospital onde planeja dar à luz para descobrir como doar o sangue do cordão umbilical do bebê.

9. O que acontecerá com o sangue do cordão umbilical do meu filho se eu o depositar em particular?
Depois de escolher um banco privado para armazenar o sangue do cordão umbilical do bebê, a empresa enviará um kit de coleta que você deve levar ao hospital ou centro de parto no momento do parto. Sua enfermeira ou profissional será responsável por coletar o sangue. Em seguida, é embalado no kit de coleta pré-etiquetado para envio através de um correio designado. Depois que o sangue é recebido pelo banco, ele é testado (por contaminação, por exemplo) e, em seguida, congelado e armazenado em nitrogênio líquido. O sangue da mãe é rastreado para doenças. No entanto, um teste chamado tipagem de antígeno leucocitário humano (HLA), que determina se o sangue corresponde a um paciente em particular, não é realizado na amostra até que seja necessário para o uso.

10. Com quem posso entrar em contato sobre o banco privado de sangue do cordão umbilical?
Para saber mais sobre o banco particular de sangue do cordão umbilical ou para encontrar um banco perto de você , consulte seu hospital ou fale com seu médico ou parteira para obter recomendações. Além disso, a AABB  possui padrões de credenciamento para bancos privados e uma lista de instalações credenciadas.

11. Existe algo específico que eu deva procurar ao escolher um banco privado?
Para decidir sobre um banco privado, você deve considerar vários fatores: viabilidade e estabilidade da empresa, processo de consentimento informado, tecnologia de processamento e armazenamento e se o banco divulga declarações financeiras e de conflitos de interesses.

Além disso, os bancos privados de sangue do cordão umbilical devem cumprir os padrões nacionais de acreditação desenvolvidos pela AABB e pela FDA.

12. Gostaria de usar um banco privado para armazenar o sangue do cordão umbilical do meu filho, mas não posso arcar com o custo ou os pagamentos. Quais são as minhas opções?
Muitos bancos oferecem planos de pagamento mensal pelo custo inicial. Serviços bancários gratuitos ou com desconto também estão disponíveis através de muitos bancos privados para famílias com uma necessidade médica reconhecida, como um irmão ou outro membro próximo da família que atualmente precise de um transplante ou provavelmente no futuro.

As famílias terão que atender a critérios específicos; por exemplo, a pessoa que requer o transplante deve ter uma condição que possa ser tratada com células-tronco. Os bancos que possuem programas oficiais de caridade para casos de necessidade médica incluem CBR (Programa de Possibilidades de Recém-Nascidos), Cryo-Cell (Programa de Transplante de Doadores), GenCure, Cord for Life, StemCyte e ViaCord (Programa de Conexão de Irmãos).

Nos casos em que um irmão mais velho ou um membro da família precise de um transplante imediatamente, algumas operadoras de seguros médicos podem cobrir os custos da coleta de sangue. Caso contrário, é improvável que uma companhia de seguros cubra as taxas de coleta de sangue do cordão umbilical, embora seja melhor verificar com sua companhia de seguros ou plano de saúde específico.

Comentários

Postagens mais visitadas